Exposição de gado leiteiro de Oliveira

sexta-feira, Maio 1, 2015

A 27ª Exposição Agropecuária Industrial de Oliveira bateu o recorde ao reunir no Parque de Exposições do município 400 animais da raça girolando de, pelo menos, três estados país e várias cidades do Centro-Oeste. Segundo o a organização, o evento foi considerado pela Associação Brasileira de Criadores de Girolando, o terceiro maior do país. A exposição é aberta ao público e deve terminar às 17h deste domingo (17).

Além de gado, há ainda exposição de cavalos e maquinário agrícola. "Essa é a primeira exposição de maquinário que ocorre no mesmo evento. Foram montados mais de 30 estandes de itens de interesse do produtor rural, como veículos para plantação, colheitadeira de grãos, tratores, além dos últimos lançamentos para agricultura de precisão, uma tendência mundial na agricultura", disse um dos organizadores Breno Bicalho.

Além dos equipamentos, também há estandes de genética e nutrição. "Na parte genética, por exemplo, são encontrados sémen e doadoras de embrião para melhoramento genético dos animais, tanto de corte quanto de leite. Nesse sentido, a pessoa que compra esses produtos já sabe que o animal que será reproduzido é de boa procedência. O futuro bezerro já nascerá com a certidão de garantia de qualidade genética. O evento também é uma oportunidade para fechar negócios", comentou Breno.

Entre os animais expostos há alguns valiosos que chegam a R$ 300 mil. "Esse ano foi surpreendente o número de inscritos e surpreendente também pelo padrão de qualidade dos animais, que vieram transportados de várias regiões de Minas. Ainda houve uma grande exposição de cavalos mangalarga marchador, tivemos 150 animais inscritos", disse.

O zootecnista e técnico de registro da Associação de Criadores de Girolando, André Junqueira, diz que o número de inscrições desse ano aponta uma posição privilegiada do município. “Oliveira está em uma situação privilegiada geograficamente, pois está no Centro-Oeste, próximo do Sul de Minas, da capital e isso possibilita os criadores participarem do evento. Mais de 40 expositores de 27 cidades diferentes estão presentes”, finalizou.

 

 

 

 



Share