Semana Internacional do Café

segunda-feira, Julho 24, 2017

No período de 25 a 27 de outubro, o Expominas, em Belo Horizonte, sediará mais uma edição da Semana Internacional do Café (SIC), que tem reunido, com muito sucesso, produtores, compradores, degustadores e promotores do café para o mundo. O evento é realizado pelo Sistema Faemg (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais), a Café Editora, o Sebrae, e o governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e da Codemig.

 

Realizada desde 2013 na capital do maior estado produtor do País, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor.

 

Os bons resultados justificam a permanência e os investimentos no evento internacional. Na edição de 2016, a Semana Internacional do Café atraiu mais de 14 mil visitantes, que foram conhecer os produtos e serviços de 103 expositores, representantes de 155 marcas. O volume de negócios iniciados no evento foi de R$ 25 milhões, com 100 amostras de café nas rodadas de negociações.

 

Além de negócios, a SIC promove conhecimento, análise de conjuntura, degustação, premiações, capacitação, entre tantos setores e atores que compõem a cadeia do café. No ano passado foram realizados 25 eventos simultâneos, com mais de 30 sessões de cupping (prova de cafés), com aproximadamente 2.250 xícaras provadas. Foram mais de 180 amostras inscritas para o concurso Coffee Of the Year.

 

Também em 2017 será destaque da SIC uma ampla programação de eventos simultâneos, encontros, seminários, cursos, concursos e sessões de cupping, divididos em três eixos temáticos: Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação, Negócios & Empreendedorismo. Por três dias, produtores, torrefadores, baristas, especialistas e consumidores conhecerão as novidades do mercado no Espaço Café Brasil, maior feira brasileira do setor, que chega à sua 12ª edição, e poderão eleger o melhor café brasileiro desta safra.

 

O Espaço Café Brasil é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, food service, baristas e consumidores.

 

Circuito - Pelo terceiro ano consecutivo, a programação da SIC começa um mês antes, como roteiro de cafeterias do Café da Semana. Entre os dias 25 de setembro a 4 de novembro, mais de 20 cafeterias da cidade apresentarão aos clientes, nos diversos métodos de preparação, cafés oriundos das cinco grandes regiões produtoras de Minas Gerais (Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas), além dos diferentes métodos de preparo. Com informações da Semana Internacional de Café.

 

MINAS VERDE JOHN DEERE SEMPRE AO SEU LADO!



Share