Conab - Safra de Grãos

quinta-feira, Novembro 17, 2016
A Conab divulgou esta semana o segundo levantamento da produção de grãos. Está mantida a previsão de uma grande safra.
 
A Conab ainda trabalha com estimativas mínimas e máximas porque o plantio na maioria das regiões ainda não terminou.
 
A segunda projeção mostra uma alta em relação a outubro: a produção nacional deve ficar entre 210 e 215 milhões de toneladas, crescimento que pode passar de 15% em relação à safra passada. Se essa previsão se confirmar será um recorde.
 
A soja continua tendo a preferência do produtor. A estimativa é que passe de 103 milhões toneladas, 8,5% de crescimento na comparação com a safra anterior.
 
A produção do milho primeira safra deve ficar entre 27 milhões e 28,5 milhões de toneladas. A projeção aponta um crescimento que varia entre 4,7 e 10,4%. Segundo os técnicos da Conab, houve um aumento na área plantada nas regiões Sul e Sudeste do país, principalmente pela substituição de pastagens e pelo fato de que o produtor está de olho no preço do grão, que pode ser bem atrativo nesta safra.
 
O feijão também teve destaque nesse levantamento. A produção total pode chegar a 3,1 milhões de toneladas, aumento de 23% na comparação com a safra 2015/2016.
 
O IBGE, que usa uma metodologia diferente da Conab, divulgou o primeiro levantamento da safra 2017. A produção de grãos deve ficar em 209 milhões de toneladas, uma alta de quase 14% em relação à safra passada.
 
MINAS VERDE JOHN DEERE SEMPRE AO SEU LADO!
 


Share