Bananicultura em Delfinópolis - MG

sexta-feira, Junho 30, 2017

Delfinópolis é o quarto maior produtor de Minas Gerais, com estimativa de produção de 50.000 toneladas para 2017 e faturamento previsto de R$ 65 milhões. Conforme dados da Emater, o município se prepara para alcançar em 2018 a segunda posição no ranking do Estado de Minas como maior produtor da fruta. Para isso, além dos 2.000 hectares em produção, mais 520 hectares da cultura foram formados. Apoio do SENAR.

 

O SENAR

Minas tem contribuído para a capacitação da mão de obra em parceria com a Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Delfinópolis. Nesse primeiro semestre de 2017, realizou três capacitações com enfoque na embalagem do produto e se prepara para realizar outra na semana de 26 a 30 de junho, esta voltada para a produção artesanal utilizando fibras naturais (flexíveis) para a produção de objetos utilitários e decorativos. A pedido dos produtores, o curso tem como proposta utilizar as fibras das bananeiras em objetos decorativos que atenderão o segmento da decoração e do turismo. Segundo o presidente da ADELBA , o SENAR é um dos grande parceiros dos produtores.

 

A produção mineira de banana é de 772,8 mil toneladas, que representa 11,1% da produção brasileira. O Estado ocupa a terceira posição no ranking nacional. A área destinada à cultura é de 48,9 mil hectares. Minas Gerais apresenta produtividade de 17,455 kg/ha, que é 19,8% superior ao rendimento médio nacional (14.567 kg/ha). Em 2016, a área total cultivada teve produção de banana-prata, prata-anã, banana-nanica (caturra) e outras bananas (ouro, da terra, maçã e marmelo). Delfinópolis é o quarto município produtor no Estado, com 46,3 mil toneladas, perdendo somente para Jaíba, Nova Porteirinha e Janaúba. Com informações da Emater-MG.

 

MINAS VERDE JOHN DEERE SEMPRE AO SEU LADO!



Share