Café: Falta de chuva compromete Safra 2018

terça-feira, Novembro 14, 2017

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) divulgou no seu mais recente comunicado que as chuvas ocorridas nos últimos dez dias do mês de setembro colaboraram para a abertura de uma grande florada, que inclusive foi apontada pelo Departamento de Desenvolvimento Técnico de Cooxupé como a principal desta safra, já que as lavouras até então estavam submetidas a um intenso estresse hídrico e térmico.

 

As altas temperaturas e a falta de chuvas na região de Guaxupé, sul de Minas Gerais, devem comprometer o potencial produtivo da safra de café de 2018. O Departamento informou ainda que as temperaturas altas, associadas ao déficit hídrico acentuado durante a florada, além de comprometera estrutura do botão floral, diminuiu o índice de pegamento, podendo inclusive causar a queda dos “chumbinhos” recém-formados.

 

O padrão climatológico mudou e deve se aproximar cada vez mais do que é considerado normal. Apesar de ter tido seu potencial comprometido, o meteorologista dá uma boa notícia com relação às safras: “A de 2017/18 deve ser melhor do que a anterior, que por sua vez foi melhor do que a de 2015/16”. Isso acontece porque a safra do café começa o seu ciclo no ano anterior, ou seja, a safra 2017/18 começou a florada neste ano, mas só será colhida no ano que vem.

 

MINAS VERDE JOHN DEERE SEMPRE AO SEU LADO!



Share