
Entre os maiores ganhos trazidos pela análise de óleo, os que são mais evidentes são:
- Antecipação de riscos
- Redução de custos com manutenção
- Evita paradas desnecessárias
- Controla o desgaste
- Aumento da vida útil
Se a análise de óleo consegue identificar contaminantes presentes nos lubrificantes dos equipamentos – partículas provenientes de desgaste, água, combustível e outros –, isso significa que é possível orientar ações para sanar a origem dessas contaminações.
O desgaste ao longo do tempo e mesmo a contaminação por outros elementos é natural ao processo operacional das máquinas, mas somente de posse dos indicadores da análise de óleo pode-se antecipar os riscos de futuras falhas mais graves nos equipamentos.
As ações preditivas orientadas a partir dos dados fornecidos pela análise de óleo são realizadas a custos muitos menores se comparados aos de manutenções corretivas. Além disso, quando há falhas nos equipamentos, são necessárias paradas para manutenção ou até mesmo troca de componentes.
A análise de óleo, portanto, evita paradas desnecessárias dos equipamentos e de todo o processo de produção. Outra vantagem desse tipo de verificação é que a análise constante de óleo e a identificação de partículas em suspensão podem orientar ações mais assertivas e precoces de manutenção. Isso significa um controle muito maior do desgaste dos equipamentos, o que se reflete diretamente no prolongamento de sua vida útil.
Leia mais: http://www.manutencaopreditiva.com/analise-e-filtros-de-oleo/5-beneficios-da-analise-de-oleo